Ponto de Cultura

O Governo do Estado escolheu 100 projetos culturais de Minas Gerais para serem beneficiados pelo Programa Pontos de Cultura do Governo Federal. O primeiro edital, em dezembro de 2008, escolheu, dentre 853 municípios que se apresentaram, 456 projetos. Destes apenas 100 foram classificados, pela relevância de mostrar aspectos regionais da cultura mineira. O Ginásio São José foi um destes 100 projetos beneficiados.

Como Ponto de Cultura, o Centro Cultural do Ginásio São José receberá R$60.000,00 por ano, em triênio, para realizar reformas necessárias para que suas portas sejam aberta ao público.

Com os recursos do convênio já foram criadas uma sala multimídia, que já conta com toda estrutura tecnológica e começa a receber as cadeiras do anfiteatro. Além disso, com os recursos foi criada uma biblioteca, e desde 2009, acontecem oficinas de artes, teatro, artesanato e música para jovens em situação e vulnerabilidade social e pessoas da melhor idade. Foi montada a biblioteca comunitária e realizada as primeiras ações para a consolidação do Memorial.



A Gestora Cultural do Ponto de Cultura do Ginásio São José, Moema de Souza Carneiro conta que "queria que o Ginásio recebesse subsídio do governo, não só pela importância histórica, mas também como espaço educacional e cultural". O Ponto de Cultura é um instrumento único para a descentralização e o fortalecimento das ações culturais em Minas Gerais, que reflete a parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria do Estado, e expressa a diversidade da cultura mineira.


O Ponto de Cultura também conta com excelente estrutura para receber visitantes, pesquisadores e grupos interessados em se hospedar nos alojamento do Centro Cultural, para realização de eventos, estudos e oficinas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário